top of page

A Cozinha Popular Carolina Maria de Jesus participou da Oficina Programa Cozinha Solidária e Programa de Aquisição de Alimentos - integrando políticas públicas de segurança alimentar e nutricional

  • culturageoruralita
  • 15 de dez. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 23 de dez. de 2024


Por Mariluce Coelho, mulher parda, mãe de Rafael Antônio e Ana Luiza, Zootecnista, Educadora, Agricultora Agroecológica Urbana, especialista em Processamento e Controle de Qualidade de Alimentos e Coordenadora Pedagógica do Ponto de Cultura Chalé Agroecológico.


O agente cultural e agricultor agroecológico urbano Jean Carlos Rocco, um dos gestores da Cozinha Popular Carolina Maria de Jesus, projeto que integra o Ponto de Cultura Chalé Agroecológico em Itaboraí na Região Metropolitana Leste Fluminense participou, no último dia 22 de novembro da oficina "Programa Cozinha Solidária e Programa de Aquisição de Alimentos - integrando políticas públicas de segurança alimentar e nutricional". A oficina aconteceu no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro). Esta oficina teve como objetivo reunir atores e atrizes da agricultura familiar, urbana, quilombolas, assentados da reforma agrária, da pesca artesanal e das cozinhas solidárias do Rio de Janeiro, que são aqueles e aquelas centrais nas duas políticas públicas que atualmente funcionam com interseção uma com a outra. 


O evento marcou um passo importante para a ampliação e integração de políticas públicas essenciais no combate à fome, fortalecendo a agricultura familiar e a produção de alimentos em comunidades urbanas e rurais do Rio de Janeiro.


A oficina apresentou as seguintes metas:


1) Apresentar os dois programas - Cozinhas Solidárias e Aquisição de Alimentos;

2) Promover integração entre os atores e atrizes dessas políticas públicas;

3) Compreender a produção de alimentos e as cozinhas solidárias no estado do Rio de Janeiro;

4) Compreender os desafios nos campos da produção de alimentos e da produção da alimentação pelas cozinhas solidárias.


Participaram Cozinhas solidárias e entidades gestoras do estado do Rio de Janeiro, habilitadas no Programa Cozinha Solidária, associações e cooperativas da agricultura familiar, da agricultura urbana, de assentados da reforma agrária, de quilombolas e da pesca artesanal do Rio de Janeiro e gestores públicos estaduais, municipais e federais de órgãos com atuação nos temas no Rio de Janeiro.


A programação contou com mesa de abertura e apresentação das políticas públicas, apresentação dos mapas da produção de alimentos e das cozinhas solidárias do Rio de Janeiro, Instalações artístico pedagógicas com rodas curtas de apresentação de experiências e diálogo em grupos e a mesa final que apresentou as reflexões dos grupos e construção de propostas.


A Cozinha Popular Carolina Maria de Jesus foi formalizada em 16 de outubro de 2024, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação.


Em um mundo marcado por desigualdades e crises alimentares, as Cozinhas Solidárias surgem como um farol de esperança. A Cozinha Popular Carolina Maria de Jesus, leva este nome, inspirada na trajetória da escritora e ativista, Carolina Maria de Jesus. É um projeto de desdobramento do Ponto de Cultura Chalé Agroecológico, configurando-se como um centro de cultura alimentar de base comunitária, agroecológica e de culturas originárias, tradicionais e populares. Além disso é um espaço comunitário, que além de um simples local para a distribuição de alimentos, é um centro de transformação social, onde mulheres em situação de vulnerabilidade socioassistencial, grupos sociais em situação de rua, desempregados, subempregados, idosos solitários, refugiados, imigrantes, creches, assentamentos rurais e ocupações, podem encontrar acolhimento, apoio e oportunidades para construir um futuro mais justo e digno.


Ao nomear essa cozinha em homenagem a Carolina Maria de Jesus, homenageamos uma mulher que, apesar das adversidades, lutou incansavelmente por seus direitos e pela dignidade da população periférica. Assim como Carolina, as mulheres que frequentam cozinhas solidárias encontram um espaço seguro para compartilhar suas histórias, experiências e desafios.


" Na Cozinha Popular Carolina Maria de Jesus a alimentação vai além da nutrição básica. A proposta é oferecer refeições saudáveis e nutritivas, preparadas com ingredientes frescos e de qualidade, produzidos com práticas agroecológicas . Mas, além disso, proporcionamos um ambiente acolhedor onde as mulheres podem aprender novas habilidades, como culinária e gestão de pequenos negócios. Ao fortalecer suas capacidades, contribuímos para o empoderamento econômico e social dessas mulheres."


As cozinhas solidárias também são espaços de construção de teias de apoio. Através de atividades coletivas, as mulheres estabelecem laços de amizade e solidariedade, fortalecendo a comunidade e criando um senso de pertencimento. Ao compartilhar suas experiências e conhecimentos, elas se empoderam mutuamente e constroem um futuro mais justo para todas.

Visita das mulheres usuárias e dos profissionais do CRAS - Venda das Pedras - Itaboraí/RJ a Cozinha Popular Carolina Maria de Jesus.
Visita das mulheres usuárias e dos profissionais do CRAS - Venda das Pedras - Itaboraí/RJ a Cozinha Popular Carolina Maria de Jesus.


O legado de Carolina Maria de Jesus continua vivo nas Cozinhas Solidárias que levam seu nome. Ao oferecer um espaço de acolhimento, desenvolvimento e empoderamento, estamos contribuindo para a construção de um mundo mais justo e igualitário. As mulheres que participam da nossa iniciativa são protagonistas de suas próprias histórias, e ao transformar suas vidas, transformam também suas comunidades.


Cozinhas comunitárias são equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, que também desenvolvem atividades de inclusão social produtiva, fortalecimento da ação coletiva e identidade comunitária e ações de educação alimentar e nutricional.


Fontes:








 
 
 

Commentaires


Museu Vivo das Sementes Crioulas

©2024 por Museu Vivo das Sementes Crioulas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page